Up ] Home ] o

Um pouco de história

linnha comolhos.gif (1328 bytes)

 

Do Jornal "Sempre Pronto"

" COMO NASCEU A IDÉIA

Foi em 1957. Em Sutton Park, realizou-se uma inesquecível actividade escotista: O IX Jamboree Mundial dos Escoteiros, acontecimento que comemorava o centenário de Baden-Powell e o Jubileu do Escotismo.

Sucesso que para sempre se assinalará nos anais do Movimento, este Jamboree teve ainda o merecimento de inspirar uma nova realidade escotista - o Jamboree No Ar.

A sugestão desta actividade foi dada pela estação de onda curta que funcionou durante o JIM (nome com que foi designado este grande acampamento,formado pela iniciais de Jamboree, Indaba e Rover Moot, pois estas duas últimas reuniões também se realizaram simultâneamente como Jamboree Mundial). Essa estação era a GB3SP. Efectivamente, foram milhares os contactos estabelecidos então com postos de radioamadores escoteiros de quase todo o Mundo, o que fez radicar em todos a idéia de que, além do Jamboree    que se realizava em sutton Park, outra grande reunião - extraordinária reunião - se estava fazendo através dos ares: era um verdadeiro Jamboree No Ar!

 

O PRIMEIRO JAMBOREE NO AR

Nasceu, assim, a idéia e logo em Maio do ano seguinte - 1958 - nos dias 10 e 11, se efectuou o I Jamboree No Ar, como que se pretendia se constituisse uma cadeia de amizade e fraternidade, um encontro de escoteiros de todo o Mundo através da Rádio, trocando saudações e cumprimentando-se numa jornada de boa vontade entre a juventude de todas as latitudes, não só no sentido geográfico, como também no espiritual.

E realmente assim aconteceu, conforme publicava a revista canadiana Scout Leader, havia "alguma coisa de novo debaixo do Sol".

O I Jamboree No Ar, embora não tivesse atingido o êxito que coroaria os subsequentes, devido às más condições atmosféricas e à escassezde tempo para a sua conveniente organização, foi sem dúvida uma atividade útil e que deu ensejos para a manifestação do espírito escotista.

 

A INICIATIVA PROSSEGUE

Tanto assim aconteceu que, no ano imediato, em Outubro, houve nova edição desta iniciativa. A fim de que a actividade, de invulgar amplitude,não demonstrasse carência de meios de acção, a sua organização passou a ser confiada à Repartição Mundial do Escotismo, nesse tempo instalada em Otava. O Jamboree No Ar tornou-se desta maneira um dos itens mais relevantes do calendário oficial do escotismo mundial.

........

PORTUGAL NO JAMBOREE NO AR (Ver A AEP no JOTA)

................

... Veio 1965 e nova dimensãofoi dada ao Jamboree No Ar com a presença das Guias de todo o Mundo. O acontecimento ganhou, nesse ano, um cunho nitido de cooperação com todos os organismos mundiais da juventude.

...

Os Jamborees No Ar são hoje uma confortante realidade. È de esperar que, de futuro, este intercâmbio escotista se torne, cada vez mais, uma resposta positiva às palavras de B.P., quando do Jamboree de Vogelenzang proclamou: "Espalhai a fraternidade no mundo". Os milhares de vozes juvenis que se cruzam nos ares nesta emissão de boa vontade são a mais acalentadora promessa da realização do anseio do Fundador."

 

Publicado no "Sempre Pronto" em 1971

 

Up ]

Envie um mail para  [email protected]   com as questões e comentários que considerar pertinentes.

Last modified: Setembro 27, 1999