Home ] Acima ]

VoIP para Radioamador

VoIP quer dizer Voice Over Internet Protocolo, em bom português é um método de encapusular a voz humana em dados que podem ser transmitidos pela Internet. Mas o que isso tem a haver com radioamadores? Nada, até a chagada de um software que permite transportar o som de rádio de VHF para outro em qualquer parte do mundo. E isto se aplica especialmente a estações repetidoras.

O software que me refiro é o iLink, ou sua versão mais amigável echoLink. Como o iLink vem sendo plenamente substituído pelo echoLink, vamos nos concentrar neste último. O echoLink tem dois modos de operação: Usuário ou SysOp. No modo Usuário, qualquer radioamador, utilizando sua conexão Internet, mesmo sem transceptor, pode acionar centenas de repetidores ao redor do mundo. E no modo SysOp, você pode conectar seu rádio VHF ou uma repetidora a uma interface simples e radioamadores do mundo inteiro poderão acioná-lo.

O sistema é seguro contra clandestinos. Quando o software é instalado pela primeira vez, o usuário solicita sua validação no servidor. Após algumas horas, a validação já está completa. Basta conectar novamente e ver a lista de estações on line, clicar sobre uma e iniciar a conversação. Veja a tela principal do schoLink.

figura

A interface é muito intuitiva e a qualidade de áudio impressionante. Claro que não é a mesma emoção de se escutar o ruído do HF, mas pelo menos a propagação é garantida! Hi hi.

Muitas críticas foram feitas ao iLink, e agora ao echoLink, contudo o mesmo aconteceu quando aparecereu o SSB, o Packet Radio, o DX Cluster, etc... Estamos vivendo um momento único dentro das telecomunicações, nunca o mundo mudou tanto e tão rapidamente. Achar que o radioamadorismo está dentro de uma redoma intocada é, no mínimo, ingenuidade. Meu conselho é: experimente as facilidades dos programas de VoIP e procure utilizar esses supostos "inimigos" para atrair novos e bons radioamadores.