Construção caseira

 

por PY4ZBZ      em 28-05-2015      rev. 27-04-2017

 

TU para RTTY

Monitor SSTV

Sintonizador de antenas

Fonte 13,8 V  20 A

 

Vou descrever aqui alguns equipamentos de construção caseira que eu projetei e montei por volta de 1980.

Na foto seguinte do meu shack em 1982, com o saudoso amigo Walmir PU4WVS operando, aparecem pelo menos 4 equipamentos de construção caseira: um TU RTTY, um sintonizador de antenas, um monitor SSTV modo BW8 com tubo de radar, e um microprocessador com 8080, além de uma fonte DC 20A e do comando do rotor:

Na foto seguinte, com PY4ZBZ em 1981, aparece também um transceptor SSB 100 W monobanda 28 MHz caseiro (frente azul), assim como o quadro de fabricação caseira com mapa de projeção azimutal eqüidistante que indica a posição do rotor das antenas com selsyns:

 

TU para RTTY

A figura acima mostra o TU de 1982 funcionando até hoje (2017) na sua função principal recebendo RTTY. Pelo botão graduado, ele permite ajustar qualquer shift entre 170 e 850 Hz continuamente.

Além disso, também permite funcionar como osciloscópio e monitorar a forma de onda do sinal de RF na transmissão (no caso SSB), e do sinal de áudio recebido, como mostram as duas figuras seguintes respectivamente:

 

As fotos seguintes mostram o interior do TU. Observem a blindagem magnética do tubo de raios catódicos DG-7-32 feita com uma lata (de ferro obviamente!) de tinta spray !!!:

 

 

Com ele e uma velha maquina teletipo, recebi por exemplo o sinal do satélite AO-10 em 1985, como mostra a figura seguinte:

Tem também um detector de CW, cuja saída era acoplada a um kit com microprocessador 8080 para decodificação.

 

As figuras seguintes mostram os esquemas do TU:

 

Monitor SSTV

 

O modo SSTV usado era o que hoje é chamado de BW8, ou seja preto e branco com 8 segundos. O correto seria chamá-lo de Monocromático com 8 segundos. 
A imagem era quadrada, com 120 linhas varridas em apenas 8 segundos, para o padrão americano, com freqüência de varredura horizontal de 15 Hz = 60 Hz / 4. 
No padrão europeu, a imagem era transmitida em 7,2 segundos, com varredura horizontal de 16,67 Hz = 50 Hz / 3. 

A imagem só podia ser vista no escuro, por alguns segundos depois do fim da transmissão, devido a alta persistência do fósforo P7 do tubo de raios catódicos de radar.
Não existia computador pessoal, pois o PC acabara de nascer na IBM, e era caríssimo. 
A transmissão era totalmente analógica, exceto a geração de caracteres.

As fotos seguintes (de 2017) mostram o monitor (empoeirado...) montado em 1981.

A foto acima mostra o tubo de radar 5FP7, com deflexão e foco eletromagnéticos.

As figuras seguintes são os diagramas do projeto caseiro do monitor de SSTV (1981):

 

Sintonizador/chave de antenas e carga 50 ohms

 

Consiste de um acoplador em Pi, que apesar de ter uma gama de adaptação menor que os acopladores comercias em T, tem a vantagem de funcionar como filtro passa-baixos, atenuando assim possíveis harmônicos/espúrios do TX ( que são reforçados num acoplador em T). Contém também uma carga resistiva (antena fantasma) de 50 ohms, um acoplador direcional para medição de potencias direta e refletida, e uma chave para 6 antenas.

 

Fonte DC 13,8 V  20 A

 

Baseada no CI 723, permite ajuste fino da tensão entre 11 e 14 V. Tem um limitador de corrente ajustável de 1 a 25 A. O medidor permite medir a tensão AC de entrada, assim com a tensão e corrente DC de saída.

 

 

 

73 de Roland.