Imagens SSTV captadas em 255,560 MHz

Por PY4ZBZ em 26-01-2014       rev. 26-02-2014

 

 

Esses sinais são transmitidos via um dos inúmeros transponders lineares de um velho satélite militar americano, provavelmente o Fltsatcom 8 ?, situado a 15,5 graus oeste, mais conhecido como "bolinha", aparentemente sem uso oficial, e por isso muito usado por clandestinos, caminhoneiros, etc !... O footprint visual dele pode ser visto na figura seguinte, sendo o footprint radioelétrico dependente do diagrama da sua antena e limitado pelo visual:

 

A recepção foi feita com o FCD e uma antena yagi OWA de 4 elementos:

Comprimento (mm) dos elementos em tubos de alumínio de 9,5 mm de diâmetro, a partir do refletor: 584, 580, 522 e 511. 

Distancias em relação ao refletor: 0, 109, 230 e 511. G=9,5 dBi em espaço livre, F/C=10,5 db, Zo=50 ohms. Arquivo MMANA aqui.

 

 O espectro do sinal SSTV modulado em FM é o seguinte:

 

As imagens seguintes foram recebidas no modo obsoleto Robot BW36 (preto e branco, tempo de transmissão 36 segundos) com o MixW, e parecem ser de fotos antigas. Em algumas aparecem interferências horizontais causadas por desvanecimento pela cintilação ionosférica a noite.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Quem as transmitiu ?  Ninguém sabe, mas é possível ver um mapa da Espanha que aparece ao fundo de uma delas ... E a Espanha está no footprint ...

Em determinados momentos, a transmissão SSTV em FM é substituída por fonia em USB,(click aqui para ouvir) com uma gravação da letra da musica "NADA" do grupo mexicano ZOÉ. !

 

As imagens seguintes foram recebidas em SSTV Digital, em MSK Normal, com o KGSTV ! :

     

     

     

     

     

      

     

 

 

73 de Roland.