Interligação dos softwares SpectraVue e WXtoImg para recepção 

de imagens APT de satélites NOAA com o FUNCube Dongle (FCD).

 

por PY4ZBZ  em  18-07-2012       rev. 09-08-2012

 

 

A figura seguinte mostra a interligação entre HARDWARES e SOFTWARES :

O SpectraVue demodula o sinal FM do NOAA recebido pelo FCD. O sinal de áudio resultante, um tom de áudio de 2400 Hz modulado em AM pelo vídeo das imagens dos canais A e B, é enviado via mixagem estéreo da placa de som para o WXtoImg, que decodifica as imagens. O efeito Doppler causado pelo movimento do satélite é corrigido pelo Satcontrol que atua na sintonia do oscilador local FCD.

 

A placa de som do PC deve ter a mixagem estéreo (stereo mixer) habilitada, como mostra a figura seguinte:

Na figura anterior podemos ver que o FUNcube Dongle é visto como uma entrada de microfone de placa de som. Por isso, o SpectraVue deve ter a sua entrada configurada como tal, como mostram as duas figuras seguintes. O SpectraVue também deve ser configurado para demodular FM, com banda de 30 kHz :

Os sinais complexos I e Q vindos do FCD são transferidos via uma conexão estéreo (conector USB do dongle) para a entrada do SpectraVue.

 

A figura seguinte mostra como deve ser configurada a saída do SpectraVue. O áudio MONO demodulado deve ser enviado para os alto-falantes para monitoração, e consequentemente e automaticamente para a entrada do mixer estéreo. (esse mixer da placa de som é por construção estéreo, mas no caso apenas um canal é usado)

O software WXtoImg deve ser configurado para ter a sua entrada de áudio ligada na saída do stereo mixer, como mostram as figuras seguintes:

 

Configuração do Satcontrol:

Na mesma pasta onde se encontra o Satcontrol, copiar o arquivo dos keplerianos atualizados dos NOAA (noaa.txt), obtido em Celestrak.

 Incluir as seguintes linhas no final do arquivo doppler.sqf (na pasta do satcontrol) :

NOAA 15 [P],137598,0,FM,FM,NOR
NOAA 18 [+],137890,0,FM,FM,NOR
NOAA 19 [+],137078,0,FM,FM,NOR

Nele, eu alterei as frequências em -22 kHz para sair fora do DC offset do FCD.

O arquivo sat.ini (também na pasta do satcontrol) deve conter a posição do QTH do receptor (o meu por exemplo é GH70un) e o nome do arquivo dos keplerianos noaa.txt.

QTH = GH70UN
TLEFILE = noaa.txt

 

 

O vídeo seguinte mostra estes softwares rodando simultaneamente num PC e recebendo ao vivo uma imagem APT:

 

 

Vejam também:

Imagens APT de satélites NOAA 

FUNCube Dongle.

Downloads:

SpectraVue

Satcontrol_FCD

WxToImg

 

73 de Roland PY4ZBZ