RÁDIO DE CRISTAL DE GERMÂNIO


Um radio a cristal bem simples de construir pois tem poucas peças e não utiliza pilhas ou bateria. Tal façanha se deve a propriedade do diodo de germânio em captar as ondas de radio e da sensibilidade do ouvido humano.

Construção:

Materiais:

Faça dois furos nas duas extremidades do tubo a uma distância de 2.5 cm entre eles, estes furos servirão para fixar a ponta do fio de cobre esmaltado.

Frasco com furos nas extremidades

Enfie o fio de cobre esmaltado nos furos de uma das extremidade do tubo deixando uma ponta de mais ou menos 15 cm.

  Passagem do fio nos furos do frasco

Agora pegue o outro extremo do fio de cobre esmaltado e comece a enrolar sobre o tubo. Quando tiver enrolado cinco espiras coloque um lápis sobre as espiras e passe o fio de cobre esmaltado sobre o mesmo.

Frasco com as primeiras espiras e a primeira tap  

Continue enrolando outras cinco espiras sobre o tubo e passando a última sobre o lápis. Faça isso até qque o tubo esteje completamente envolvido.

Frasco totalmente prenchido pelo fio de cobre

Corte o fio de cobre esmaltado uns 15 cm além do tubo e passe o mesmo pelos furos do tubo que estão na extremidade do tubo. Pronto, está pronta nossa bobina com seus taps a cada 5 espiras.

Frasco mostrando todas as espiras e os taps

Uma extremidade

 Retire cuidadosamente o lápis deixando destacadas as espiras que passaram sobre o mesmo.

Outra exremidade

Agora, munido de uma faca ou lixa fina, retiramos o esmalte das pontas e da parte superiora das espiras que passaram sobre o lápis deixando assim pronto para o contato elétrico.

Bobina pronta para conexão

Agora uniremos o diodo de germânio a uma garra jacaré. É melhor soldar esta conexão.

Diodo de germânio  

A outra extremidade do diodo deverá ser conectada ao fone de ouvido que por sua vez, terá a outra extremidade ligada a ponta do fio de cobre esmaltado da extremidade inferior da bobina que também deverá ser conectada ao fio terra. A outra extremidade da bobina, extremidade superior do tubo, devrá ser conectado a nossa antena feita com o fio metálico. (veja o esquema elétrico)

Esquema elétrico

Por último, uniremos a garra jacaré a um dos taps da bobina. Neste momento, deverá ser ouvido nos fones os sinais de uma emissora próxima, com calma, vá trocando a garra jacaré de taps em taps até obter o melhor sinal sintonizado. A boa qualidade da antena e do terra influenciam na intensidade dos sinais..

Rádio completo  

Para que as conexões não se rompam, coloque todo o conjunto sobre uma pequena tábua.

Radio na base


[VOLTAR]