Universo Online
Web Sites Pessoais

HISTÓRICO

Acesso


R A D I O A M A D O R I S M O

QSL Card

Quando nasci meu Pai já era radioamador sob o indicativo de chamada PY1UK, com pouco tempo eu já adorava o Hobbie, e assim que alcançei a idade mínima permitida, para ingressar ao mundo das comunicações, solicitei à meu Pai que desse entrada na minha primeira licença de operação.

Começei na Faixa do Cidadão em 1978, passei minha adolescência como PX, cheguei a fazer boas amizades que cultivo até hoje. Mas infelizmente a Faixa do Cidadão; ao menos no Rio de Janeiro; começou a ser invadida por pessoas sem caráter, fazendo dela uma frequência de operações sem confiabilidade.

Em 1979 se você precisasse de um auxílio, podia-se confiar nas pessoas que lhe atenderiam; existiam até QRV's (escutas à disposição) no canal 9 (canal para emergências) de operadores da Faixa, Polícia, Bombeiros e Hospitais.

Hoje em dia não é raro, ao se tentar conversar educadamente, aparecer um mal educado xingando sua família.

Por causa destes contratempos senti necessidade de uma converssa mais técnica e educada, resolvi então ingressar no Radioamadorismo ao final de 1987. Não posso dizer que não existe bagunça ou clandestinidade nas frequências de Radioamador, mas cabe ao próprio Radioamador, policiar e zelar pelas Faixas. O Radioamador que se preza, sabe escolher bem os grupos idôneos e as pessoas dignas de sua amizade.

Como Radioamador, tenho os objetivos de fazer DX's (contatos a longa distância), desenvolver a eletrônica, executar técnicas de transmissão digital, comunicações via satélite, aprender as características técnicas de antenas transmissoras e receptoras, fazer amizades e principalmente, prestar auxílio em casos de emergências ou calamidade pública.

É indescritível o bem estar que se sente ao ter a certeza que através do contato com outros colegas do mundo, conseguimos um tipo de medicamento raro ou encontrar alguém desaparecido.

Basta salientar que, as frequências hoje utilizadas em OC (Ondas Curtas) e OM (Ondas Médias), foram estudadas inicialmente pelos primeiros radioamadores que descobriram suas características de alcance e formas de comunicação, ao exemplo também, não posso descartar Samuel Morse, que desenvolveu o Código Morse, onde, utilizando-se códigos internacionais de radiocomunicação, permite-nos o diálogo com países que não dominamos o idioma, possibilitando assim, a integração entre todos os povos do mundo.

Sou radioamador classe A, com estação fixa sob o indicativo de chamada PY1VU, localizada na cidade de Nova Friburgo - Rio de Janeiro - BRASIL, com as respectivas coordenadas geográficas: 22o18'20" S, 42o32'21" W.


Se você é Radioamador, nunca se esqueça de que a prioridade no radioamadorismo é servir.

LABRE - Liga Brasileira de RadioamadoresRadioamateur Links ARRL - Amateur Radio Relay League


"O VERDADEIRO RADIOAMADOR NÃO SERVE PARA APARECER, APARECE PARA SERVIR"  


Última atualização em: 13 Fevereiro, 1999 19:37

Retornar ao início.