FONTE 13,2V / 20A



 



Com exceção dos resistores de 0.3 ohms que devem ser para 12 Watts, todos os demais são de 1/4 Watt.

Sem dúvidas esta foi uma das melhores e a mais prática fonte que já montei. Como se pode ver o circuito é extremamente simples, porém muito eficiente. Possui proteção com limitação de corrente e sobretensão na saída, o que garante total proteção ao equipamento.
A princípio o circuito pode pareçer estranho, devido à sua configuração, já que o regulador xx7812 trabalha por realimentação. O ajuste de limitação de corrente é feito no "trimpot" de 100 ohms na base do transistor 2n4037, enquanto que o de sobretensão, no "trimpot" junto ao SCR. Devemos ter atenção ao efetuar o ajuste de sobretensão (crowbar), que deve ser feito da seguinte maneira:

  • Primeiramente ligamos uma lâmpada de 12V nos pontos assinalados com um "X" no anodo do SCR, e acrescentamos um diodo zener de 3,3V aos diodos 1n4001 que estão ligados no terminal de terra do regulador xx7812, fazendo com isto que a tensão de saída da fonte fique por volta de 15V.
  • Colocamos o cursor do "trimpot" que está ligado ao transistor 2n4037, para o lado dos contatos do relé (observe o desenho)
  • Em seguida colocamos a chave de maneira que a lâmpada fique em série com o SCR.
  • Colocamos o cursor do "trimpot" para o lado mais próximo do "terra" e em seguida ligamos a fonte, a lâmpada deverá manter-se apagada, agora bem devagar ajustamos o "trimpot" até que a mesma se acenda, desligamos a fonte e retiramos o zener para que a tensão de saída volte para 12V e ligamos a fonte novamente, se tudo estiver em ordem, a lâmpada deverá se manter apagada.
  • Devemos repetir estes ajustes para termos certeza de que a lâmpada só se acenda quando a tensão for maior do que 13,2V.
  • Terminado o ajuste recolocamos a chave em sua posição original, colocando a lâmpada em curto.
  • O ajuste de limitação de corrente, se torna mais complicado, porque iremos necessitar de uma carga que sendo ligada em 13,2V tenha um consumo 20A, e um amperímetro, que será conectado em série com esta carga para se fazer a leitura. A resistência deverá ser de "0.66 ohms" com potência de"250 Watts" para um consumo de 20 Ampéres, uma alternativa seria utilizar 12 lâmpadas de "stop de freio" que são de 12V / 21 Watts, ligadas em paralelo.
    Outro recurso, seria simplesmente omitir o circuito composto pelo transistor "2n4037" que funciona como sensor de corrente, neste caso quando a tensão nominal de saída da fonte ultrapassar o nível de tensão que foi ajustado no "crowbar" irá acarretar na queima do fusível de entrada do transformador, que deverá ser de 15A. Os valores dos componentes já estão assinalados do diagrama, valendo lembrar de que todos os resistores deverão ser para 1/4 Watt de dissipação, e os transistores de saída deverão ser dotados de dissipadores de calor.





    Críticas e Sugestões