Meus vídeos no Youtube aqui

 

 

Aqui você pode fazer download de programas de minha autoria (freeware). Por medida de segurança, todos os executáveis são zipados. Click no nome para fazer o download.

 

Programas para radio :

 

Decodificadores para arquivos *.kss (KISS) de satélites:

 

RoseyCubesat-1 decoder:

 

BDSAT decoder:

 

LEDSAT decoder:

 

NanoSat C BR-2 decoder:

 

ATHENOXAT-1 decoder:

 

 

Outros programas:

 

Linear Transponder for Orbitron. (V1.4)

O excelente programa de rastreamento de satélites, Orbitron, permite operar facilmente satélites com repetidor FM, pois nesse caso, como o satélite recebe e transmite em frequências únicas e FIXAS, permite ao Orbitron calcular as frequências na estação terrestre com efeito Doppler incluído, baseado nas frequências fixas do repetidor FM do satélite.
Mas num satélite com transponder linear, o Orbitron não calcula tão facilmente estas frequências, pois num transponder linear as freqüências de transmissão e recepção do satélite não são únicas, mas abrangem uma determinada banda, e, o que é mais importante ainda, a frequência transmitida pelo satélite DEPENDE da frequência RECEBIDA por ele E da frequência equivalente do seu OSCILADOR LOCAL.
Portanto, o usuário que quiser mudar a frequência de subida é obrigado a mudar também a de descida, fazendo uma conta que envolve o oscilador local, calculo que o Orbitron não faz. Para melhorar esta situação, criei o programa cliente DDE para o Orbitron, chamado Linear Transponder for Orbitron. O programa foi feito para os satélites AO-7 no modo B, HO-68, VO-52, FO-29 e RADIOSCAF-B (ARISSat-1). Outros poderão ser adicionados no futuro. O programa verifica se as frequências de uplink e downlink estão dentro da banda passante do transponder, incluído os desvios Doppler. Como os satélites mais velhos costumam apresentar um pequeno erro na frequência do oscilador local, o programa permite corrigir este erro. No caso do AO-7, já está incluído um erro de -4 kHz, e para o FO-29 um erro de +2 kHz.

O programa opera de duas formas básicas: TX fixo ou RX fixo.

TX fixo - O usuário especifica (setas) a frequência fixa TX de subida e o programa informa a frequência na qual será ouvido o retorno, variável em função dos desvios Doppler up e down devidamente combinados.

RX fixo - O usuário especifica (setas) a frequência fixa RX na qual quer ouvir o seu retorno, e o programa informa a frequência de transmissão variável a ser usada, incluidos os desvios Doppler devidamente combinados.

A instalação é muito simples: basta copiar o MyDDE.exe na mesma pasta do Orbitron.exe. Para executá-lo, rodar o Orbitron, e em "Rotor/Radio", escolher o driver MyDDE e clicar no ícone ao lado. Escolher o satélite no Orbitron. Se não for um dos 4 mencionados, o programa mostrará apenas os dados informados (satélite) e calculados (estação terrestre) pelo próprio Orbitron. Obs.: a finalidade do programa não é comandar equipamentos via CAT, mas apenas orientar o operador.

 

 

Doppler para o Orbitron, via CAT, para o FT-100 e FT-857 

O programa Doppler.exe funciona como cliente DDE do Orbitron. Permite controlar automaticamente a frequência do radio de acordo com o desvio Doppler, calculado pelo Orbitron.

O Orbitron deve ter o intervalo de atualização ajustado para 1 segundo. O programa Doppler.exe ajusta a frequência do radio duas vezes por segundo, via CAT. Foi escrito para o FT-100 e FT857, mas pode servir para outros rádios que tenham comandos CAT idênticos, como por exemplo o FT-897 que tem o mesmo comando CAT (01 hex) para ajuste de frequência que o FT-857.

O programa não precisa ser instalado, apenas copiado numa pasta, por exemplo a mesma onde está instalado o Orbitron.

Mas para que o Doppler.exe apareça na lista de drivers DDE em "Rotor/Radio" do Orbitron, é preciso acrescentar as seguintes linhas no arquivo "Setup.cfg" na pasta "Config" do Orbitron:

[Drivers]
Doppler=drive:\caminho\doppler.exe

onde drive:\caminho aponta para a pasta onde está o programa Doppler.exe, que pode ser por exemplo a mesma pasta do Orbitron.

 

 

PicFall for Windows: gera imagens visíveis em waterfall.

Acima, tela do PicFall, e abaixo, como a imagem (observe os ajustes) chegou na Antártica ! :

Vejam mais imagens feitas com PicFall aqui.

 

 

DIGTRX : para fazer transferência digital de arquivos via radio. (Windows)

 

 

ROE.exe : permite ver interativamente as relações básicas entre ROE, perdas, potências, etc... de um sistema Transmissor-Cabo-Antena. (Windows) :


 

 

SatDown.exe : permite calcular o enlace de descida de satélite, fornecendo o resultado em unidades S (Windows) :

A nova versão 0.5 permite ver em escala exata a órbita do satélite em relação a terra e simular órbitas com parâmetros ajustáveis.

 

MusiSSTV.exe : Permite gerar imagens musicais para SSTV. ( Windows) :

 

testser2.exe : para testar os pinos de controle (RTS, CTS, DTR, DSR, DCD e RI) de porta serial de computador. (Windows) :


 

 

Programas para DOS :

 

Como esses programas foram feitos para DOS, ainda rodam no Windows XP, mas NÃO no Windows 7 ou Windows 10, pois esses não tem mais suporte para DOS. Para rodar normalmente esses programas no Windows 7 ou 10, inclusive em tela cheia, basta usar o excelente emulador DOS: o DOSBox.

 

FMID : para gerar arquivo .mmv para o waterfall do MMSSTV no modo FM demodulator. (DOS)

PicFall.exe  : para criar arquivos .mmv e .wav de imagens com tons de cinza, visíveis em qualquer waterfall FFT. (DOS)

Germmv.exe: Gerador de arquivos.MMV para o waterfall do MMSSTV no modo FFT. (DOS)

MCMTHELL.exe : Para fazer QSOs em MCMTHELL (TX e RX) (experimental). (DOS)
 
testsern.exe : para testar os pinos de controle (RTS, CTS, DTR, DSR, DCD e RI) de porta serial de computador. (DOS).

DosProg.zip : Contém FMID, PicFall, Germmv, MCMTHELL, Testsern e zbzhell.
 

 

Programas didáticos:

RZ1 : Permite visualizar o teorema de Fourier, ou seja ver a relação entre forma de onda e espectro, com opção tridimensional, permitindo construir qualquer forma de onda com até 11 harmônicos. Mostra como funciona a modulação QAM e  mais...

RZ2 : Teoria da amostragem digital, filtro de Nyquist, reconstituição do sinal PAM, aliasing, diagrama do olho e mais...

RZ3 : Permite visualizar orbitas de satélite em escala e velocidade relativa, calcular orientação de antenas para satélites geoestacionários, calcular a relação sinal/ruído de enlace de satélite, calcular ganho de antena parabólica e visualizar o seu formato de acordo com F/D, visualizar como se formam ondas estacionárias para qualquer relação Zc/Z0 e ver os valores da ROE (SWR) e coeficiente de reflexão e ainda cálculos de atenuação de propagação em VHF, UHF e SHF.

RZ4 : Trata de cores e fase de vetor de crominância em TV a cores (PAL ou NTSC), teste do retardo/ganho luminância/crominância e permite calcular e visualizar os produtos de intermodulação CSO e CTB em CATV.

RZ5 : Mostra a lei de refração e os princípios de propagação nas fibras ópticas.

Download dos cinco programas : rz12345.zip  (somente 234KB) (DOS)
 
 

 

Para brincar:

Stereogr.exe : Se você consegue enxergar estéreogramas, (nem todo mundo consegue...), veja o efeito fantástico de profundidade de campo na própria tela do seu micro, onde o fundo da imagem aparecera bem no fundo da tela e o texto que você digitou flutuando na frente ...
Para quem nunca viu estéreograma, olhe para a tela deixando a visão como se fosse olhar para longe, observando algum padrão repetitivo na imagem (no caso o PY4ZBZ) até conseguir sobrepor as imagens percebidas pelos dois olhos, deslocadas da distancia de repetição do padrão, ou seja, em vez dos dois olhos convergirem para o mesmo ponto da imagem, o olho direito converge para um ponto do padrão enquanto o esquerdo converge para o mesmo ponto do padrão imediatamente a esquerda. (É preciso treinar um pouco...) O cérebro controlara a nova convergência dos olhos graças ao padrão repetitivo e fundirá as duas visões deslocadas numa só, dando o efeito tridimensional cuja profundidade depende de parâmetros internos do programa que gerou o estéreograma. (forçando visão estrábica, o que acho mais difícil, (mas tem gente que consegue) o olho esquerdo convergindo para o ponto do padrão imediatamente a direita, o efeito é inverso). (imprimindo em papel as vezes facilita a visão do estéreograma). (DOS)
 


v. 21-04-2023