Os Estádios de São Bernardo do Campo:

Aqui, iríamos citar somente os palcos do E.C.São Bernardo na cidade, porém, resolvemos falar sobre todos os Estádios de Futebol que São Bernardo do Campo tem ou já teve... Missão Difícil! Mas vamos a ela:

Estádio do Meninos Futebol Clube - Rudge Ramos

O Estádio do Meninos Futebol Clube, (este que teve um time famoso por ser um time de "tijoleiros", hoje só possui sua parte social, e foi fundado em 1935) ficava em frente a atual sede social do clube, na Avenida Caminho do Mar, aonde hoje está a famosíssima Praça dos Meninos, o São Paulo F.C. chegou a jogar nesse acanhado estádio em um aniversáriod a cidade contra o próprio Meninos F.C.

Antigo Estádio do Esporte Clube Brasil

O Estádio do "Brasil", time amador da cidade, ficava as margens do Ribeirão dos Meninos, no Centro da Cidade, e foi desapropriado para a construção da atual Avenida Faria Lima, no final da década de 60, aonde estava este pequeno estádio, se encontra hoje a Praça Brasil, próxima ao Terminal Ferrazópolis.

Antigo Estádio do Palestra de São Bernardo:

O Velho Estádio do Palestra. Aqui, está hoje a Praça Lauro Gomes.

O Estádio do Palestra, o antigo, ficava atrás do antigo Grupo Escolar, no coração da Cidade, na Rua Marechal Deodoro, na década de 50, o Prefeito Lauro Gomes, ordenou a desapropriação da área, derrubou o prédio do Grupo Escolar (Marco Histórico da cidade) e lá construiu o Grupo Escolar Iracema Munhoz, (existe até hoje) e a Praça que hoje se chama Praça Lauro Gomes, no lugar do antigo estádio e do antigo Grupo Escolar.

Como Indenização, o Palestra de São Bernardo recebeu área da Prefeitura no atual bairro do Ferrazópolis, que na época era só mato, e lá construiu o seu ginásio, campo, e sede social. Hoje, também funciona na sede social do Palestra o IPEC - Instituto Palestra de Educação e Cultura, um clube-escola, iniciativa inédita, que mantém o Palestra sustentado por suas "próprias pernas" financeiramente.

 

Estádio Ítalo Setti - Antigo Estádio "Comum" *, depois do E.C.São Bernardo.

O Primeiro e maior Estádio da Cidade, construído no Final da Década de 20, foi doado ao Esporte Clube São Bernardo pelo Sr.Ítalo Setti, com certeza o maior benemérito da história do clube. Seu fim se deu com a abertura da Avenida Brigadeiro Faria Lima, no final da década de 60, hoje, no local, está o Ginásio do Esporte Clube São Bernardo, e o ginásio, ainda com o nome de Ïtalo Setti, além de terrenos cedidos pelo E.C.São Bernardo a lojas e um estacionamento. O Ginásio se encontra atualmente alugado para uma Igreja Evangélica.

*Estádio comum, porque antes do E.C.São Bernardo recebê-lo em doação, o Estádio era utilizado pelo Palestra também.

Estádio do Volkswagen Clube:

Um Ótimo estádio, pertencente ao Volkaswagen Clube, se localiza no Montanhão, na Rua Tiradentes, o Volkswagen Clube, chegou a ser conhecido como "Lobo da Anchieta" ao possuir um respeitável time, campeão na Terceira Divisão do Campeonato Paulista, na Década de 60. O Estádio ainda existe.

Vila Euclides (Estádio 1º de Maio - Antigo Campo da Tecelagem Elni)

Créditos da foto: http://www.templosdofutebol.hpg.com.br/

O Maior Estádio da Cidade, construído para ser o Centro Esportivo da Elni, indústria que estava instalada na atual sede do Poupa Tempo de São Bernardo (quase em frente ao estádio, tem seus velhos pavilhões preservados pelo Poupa Tempo), foi repassado à Prefeitura de São Bernardo do Campo quando da desativação da fábrica, na década de 60, daí, virou "Estádio Distrital de Vila Euclides" ainda sem arquibancadas, lá foram implantadas pistas de atletismo, aonde foram realizados Jogos Regionais diversas vezes.

Na metade da Década de 70, foram iniciadas as obras das arquibancadas, projeto moderno, que idealizou um estádio para 35.000 pessoas, arqiibancadas elevadas acima do nível dos alambrados para melhor visão de jogo, e gerais abaixo das arquibancadas. O Estádio só teve metade de seu projeto concluído, encontra-se inacabado, atualmente com capacidade para 18.000 Pessoas, é considerado o maior do ABC Paulista, embora não possua refletores para jogos noturnos. Este estádio ficou famoso no início da década de 80, nas grandes greves dos metalúrgicos do ABC Paulista, que revelaram o nosso atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, até hoje, morador da cidade.

Estádio Distrital/CRE Humberto de Alencar Castelo Branco (Baetão) - Propriedade da PMSBC.

Créditos da foto: http://www.templosdofutebol.hpg.com.br/

O Baetão, assim conhecido pela esmagadora maioria dos moradores de nossa cidade, sediava os jogos dos clubes da cidade, principalmente na década de 80, quando os Clássicos entre São Bernardo e Palestra lotavam suas dependencias por completo, o Baetão sempre possuiu iluminação, e sempre foi relativamente grande, (Capacidade para 8.000 Pessoas). Localizado em um grande vale, no Final da Avenida Armando Ítalo Setti, o Baetão tem um lance monumental de arquibancadas apoiadas em um morro, nos fundos do estádio, é um bonito estádio, e muito bem conservado, foi o primeiro do Brasil a contar com um gramado de tamanho oficial em Grama Sintética, hoje, é pouco utilizado para competições profissionais de futebol. No Conjunto do Baetão, que é um Conjunto Esportivo Municipal, também há um ginásio específico para o Handebol da Cidade e um excelente conjunto de piscinas.

A Iluminação do Estádio foi desativada, e seus postes foram arrancados depois que o Estádio recebeu a grama sintética e parou de receber com frequência jogos dos clubes profissionais da cidade, suas arquibancadas tortas, em declive dão saudade nos antigos torcedores.

Baetão, por estar localizado no bairro Baeta Neves.

< Página Principal