42º JAMBOREE NO AR

BRASIL 1999

Relatório Mundial

 

Anualmente a Organização Mundial do JOTA/JOTI publica um relatório contendo informações a respeito da atividade em diversos países. Veja o que foi publicado sobre o Brasil.

 

Participantes: 8.000

Estações: 274

Internet: 0

Países: 12

 

Solemar Bordin relatou que durante 1999 todas as atividades relacionadas ao Rádio-Escotismo sofreram várias mudanças no Brasil. Uma equipe nacional composta por pessoas de todas as regiões do país foi criada. Muitos seminários e cursos foram realizados durante o ano, incluindo os seguintes aspectos: Radioamadores auxiliando em emergências, Rádio Pacote, Satélites, Dxpeditions e outros. Começamos a trabalhar oficialmente com o JOTA/JOTI em Junho, quando uma estaçào montada em um grande acampamento deu as primeiras informações oficiais sobre a atividade este ano. No mesmo instante o site oficial do JOTA/JOTI Brasil era lançado em www.qsl.net/jota. Também tivemos uma edição especial do nosso jornal "Rádio-Escotismo em Foco".

A PY2GJR do Grupo Escoteiro João Ramalho 18/SP, um tradicional participante do JOTA, reportou que conseguiu fazer contato com o Bureau Mundial HB9S. PV8IG Ivanildo Gomes, membro da Subcomissão Nacional de Rádio-Escotismo, encontrou um amigo do qual não tinha notícias por cerca de 20 anos.

Também tivemos um grande jogo para os Grupos Escoteiros no qual eles recebiam as informações através do Rádio e da Internet. Os escoteiros tinham que tirar fotos da estação e escrever textos sobre suas experiências no JOTA/JOTI. Eles também deviam recolher alimentos e em algumas horas tinhamos cerca de 8000 kg!

Este ano a participação no JOTI aumentou de forma considerável. Muitas salas de bate-papo foram criadas e um jogo muito interessante, o JOTI Puzzle, foi criado por uma equipe do estado de Santa Catarina. Em vários sites estavam escondidas pessas de um pelo quebra-cabeça.

 

Além dessas informações, o Relatório já divulga a operação da PS5J, desde o 11º Jamboree Pan-americano, que será realizado em Foz do Iguaçu em Janeiro de 2001.

Outra informaçao que é motivo de muito orgulho para nós, é que o Brasil foi o terceiro país em número de contatos com a estaçào do Bureau Mundial HB9S, com 25 contatos, ficando atras apenas da Alemanha e EUA.