Interessante

09-Fev-2004 20:08

Home
Acerca de mim
Links a não perder
Interessante
Galeria de Fotos
Feedback

 

 Como radioamador ainda sou muito novinho, como tal, procuro ter experiências em todo o vasto campo que as comunicações de amador me oferecem. Até a data tenho prestado grande interesse ao DX, sempre procurando aquele pais que me falta no logbook não descartando novas experiências em SSTV, PSK e PACKET.


bulletBem vindo ao radioamadorismo.
bullet

O radioamadorismo é um passatempo de alta tecnologia onde todos encontram algo de atractivo e divertido! Você pode tornar-se Radioamador, independentemente da sua condição física, idade, ou sexo. Gente com os mais diversos percursos passam o primeiro exame e obtém a sua licença. Todos partilham o vasto leque de actividades que você pode explorar com o Radioamadorismo.

Você nunca sabe quem pode encontrar num contacto via Radioamadorismo: Jovens, reformados, professores e estudantes, engenheiros e cientistas, médicos, mecânicos e técnicos, agricultores ...

Tornar-se radioamador é simples! Convidamo-lo a explorar a informação seguinte e aprender algo sobre Radioamadorismo, e também sobre nós, a REP, a Associação Nacional de Radioamadores, uma instituição sem fins lucrativos. Temos vindo a ajudar radioamadores a dar os primeiros passos desde 1926! Nós sabemos que irá apreciar o fascinante mundo do Radioamadorismo, e esperamos encontrá-lo no ar, quando você se tornar Radioamador.

 

bulletO que fazem os radioamadores!
bullet

Os Radioamadores usam estações de rádio bidireccionais  em casa, no carro e ao ar livre para fazer centenas de amigos em todo o mundo. Podem comunicar entre eles usando voz, computadores e código Morse. Alguns radioamadores reflectem os seus sinais nas camadas superiores da atmosfera, para poder falar com outros Radioamadores no outro lado do mundo. Outros usam satélites. Muitos usam rádios portáteis.

Os Radioamadores enviam imagens através de televisão. Outros constroem os seus próprios equipamentos e antenas. Alguns pioneiros contribuíram para avanços na tecnologia de que todos desfrutamos. Existem mesmo Radioamadores astronautas que levam rádios para o espaço e contactam milhares de Radioamadores na Terra a partir do espaço.

O radioamadorismo é um passatempo divertido com um lado muito sério, pois durante emergências e catástrofes os Radioamadores são chamados a intervir no estabelecimento de comunicações de emergência, como sucedeu no 11 de Setembro em Nova York.

 

bulletComo tornar-se Radioamador!
bullet

Para começar é preciso passar um exame, o que lhe dará direito a uma licença de Radioamador. Neste momento existem 3 classes de Radioamador, A, B e C.

Podemos considerar a classe C como a porta de entrada para o Radioamadorismo, sendo o teste sobre Legislação e Segurança, para mais detalhes consulte a página Serviço de Amador da ANACOM em www.anacom.pt . Esta classe permite operar em VHF e UHF de acordo com o plano de bandas a vigorar em Portugal, sendo a potência máxima de 150W.

A outra classe de acesso directo é a classe B, sendo teste sobre Legislação e Segurança, Electricidade e Radioelectricidade, para mais detalhes consulte a página Serviço de Amador da ANACOM em www.anacom.pt . Esta classe permite operar em HF, VHF e UHF de acordo com o plano de bandas a vigorar em Portugal, sendo a potência máxima de 750 W.

A classe A é apenas acessível a Radioamadores possuidores de licença classe B há pelo menos dois anos. O teste exige conhecimentos sobre a aparelhagem utilizada nas comunicações do serviço de amador bem como transmissão e propagação radioeléctrica. É também obrigatório exame de recepção de Morse a 10 palavras por minuto. Para mais detalhes consulte a página Serviço de Amador da ANACOM em www.anacom.pt . Esta classe permite operar em HF, VHF e UHF de acordo com o plano de bandas a vigorar em Portugal, sendo a potência máxima de 1500 W.

Existem diversas fontes de informação, que permitem obter os conhecimentos necessários ao sucesso no exame. A legislação mais actualizada está disponível no site da ANACOM, na parte técnica existe uma publicação de referência, o ARRL Handbook.

 

 

Home | Acerca de mim | Links a não perder | Interessante | Galeria de Fotos | Feedback

This site was last updated 02/09/04