Telegrafia

 

Geralmente quando se fala em telegrafia, associa-se logo a ideia de algo muito difícil de aprender e que tem pouco interesse para os jovens.

Nada de mais errado! Provavelmente o defeito está no método de apresentação.

Descobrimos este quadro que nos tem ajudado com grande êxito a apresentar a telegrafia como algo aliciante, segundo as informações de que dispomos foi publicado pela primeira vez em Fevereiro de 1934 na QST, revista oficial da ARRL - American Radio Relay League.

A sua utilização é muito simples, considerando a estrela como o ponto de partida, anotem cada ponto e traço até chegarem à letra desejada.

Coloquem então uma chave e um oscilador à disposição dos jovens, e com a ajuda do quadro, expliquem por exemplo como se transmite o seu nome.

A maioria adora a experiência de descobrir que a cada letra correspondem determinados caracteres, e que esse conjunto de pontos e traços passam a ter uma ordem lógica ao serem transformados pela acção da chave telegráfica. O simples facto de terem a possibilidade de manipular uma chave e entenderem para que serve, pode ser mais um passo para a descoberta do Radioamadorismo.

No nosso Núcleo os resultados têm sido surpreendentes e acreditem que é mais fácil para a generalidade dos Lobitos ou Exploradores "entrarem" no mundo da telegrafia que enviar uma mensagem de viva voz.

inicio