Vamos fazer muito QRM … ?

 

Quando pensamos num titulo sugestivo para "baptizar" o nosso boletim informativo, ocorreu-nos a ideia de utilizar um código ( neste caso uma parte do código ).

QRM é simplesmente uma abreviatura do código Q ( que a seu tempo explicaremos detalhadamente ) usado pelos Radioamadores, e que significa em termos genéricos ESTOU INTERFERINDO ?.

Quando nos referimos a interferência estamos obviamente a falar no bom sentido!

O nosso objectivo é fazer muito QRM junto dos Agrupamentos do nosso Núcleo, para que em conjunto se inicie uma nova etapa para o Jamboree no Ar.

O QRM é um meio de divulgar as nossas actividades, de leitura acessivél a todos do Explorador ao Dirigente.

Com o envio para os Agrupamentos deste boletim informativo, esperamos levar a todos um pouco do nosso entusiasmo e dedicação ao Rádio Escutismo, não podemos deixar de salientar que TODOS os elementos desde Departamento "nasceram" para o Radioamadorismo, em virtude da participação do seu Agrupamento no Jamboree no Ar!

De qualquer forma, como consideramos que este deve ser um espaço aberto a todos, aguardamos pelos vossos comentários e sugestões.

Jaime Guilherme - CT1ECT

 

_________________________________________________________________________________________

A PALAVRA AO CHEFE DE NÚCLEO

O Ano Escuta já se encontra no 2º trimestre e em grande movimento, todos os Agrupamentos do Núcleo de certo tem o seu plano de acção delineado para as suas actividades, pois para o Núcleo e para os Agrupamentos o 42º Jamboree no Ar foi de uma maneira geral a primeira grande actividade deste Ano Escuta.

Aproveitando a oportunidade da realizção desta grande actividade, e dando seguimento a uma pretensão da Junta de Núcleo Moinhos de Vento desde o inicio do seu mandato de dotar o Núcleo com o Departamento de Rádio Escutismo, surgiu no 42º Jota o momento de dar os primeiros passos com a realização do convite, ao qual recebemos resposta afirmativa com muita alegria e satisfação.

Nasce nesta altura o Departamento de Rádio Escutismo, com uma equipa cheia de vontade de construir o motor de arranque para activar e levar por diante o projecto "D.R.N.", podendo desde já contar com o apoio da Junta de Núcleo.

Para que constatem que o Departamento é uma realidade, digo mais uma certeza, passo a divulgar:

A COMPOSIÇÃO DA EQUIPA

Chefe de Departamento CT1 ECT JAIME GUILHERME

Membro de Departamento CT2 FQV JOAQUIM PEDRO

Membro de Departamento CT1 DJE ANTÓNIO RIBEIRO

OS OBJECTIVOS TRAÇADOS POR ESTA EQUIPA

Alerta Agrupamentos…! No futuro podem contar dentro do possível com a colaboração deste Departamento no âmbito da sua área, desde que préviamente o contactem.

Para terminar queria felicitar esta Equipa por ter aceite este desafio, desejando dede já um bom trabalho e pedindo a colaboração de todos nesta nova aposta da Junta de Núcleo, para que no futuro os seus frutos correspondam às expectativas de todos os Escuteiros do Núcleo Moinho de Vento.

 

José Augusto - CT1EHZ

Chefe do Núcleo Moinhos de Vento

_________________________________________________________________________________________

OS CÓDIGOS UTILIZADOS PELOS RADIOAMADORES - I

Todos os que já tiveram a oportunidade de participar num Jamboree no Ar, certamente repararam que os radioamadores utilizam uma linguagem própria e que a certa altura começam a falar em Yankees, Zulus, Tangos, Hotels e não sei mais o quê, o que deixa geralmente quem assiste muito intrigado.

Será que estão a explicar a um Yankee que os Zulus estão a ter aulas de Tango no Hotel?

Nada disso…, para os menos esclarecidos com tão "estranha linguagem" aqui fica uma breve explicação sobre o assunto.

Embora a lingua Inglesa seja a mais utilizada nas comunicações de amador, existem palavras que se tornam muito dificeis de compreender, imaginem por exemplo um amador Inglês a tentar explicar que está a transmitir de WOLVERHAMPTON ao seu colega Português.

Para facilitar a compreensão, foi criado o ALFABETO INTERNACIONAL FONÉTICO.

Fazendo corresponder a cada uma das 26 letras uma palavra universalmente conhecida por todos os radioamadores podemos transmitir qualquer mensagem, com a certeza que o nosso correspondente a recebeu correctamente.

Desta forma, soletrando pausadamente letra por letra, podemos explicar a qualquer radioamador do mundo que estamos a transmitir por exemplo desde CANTANHEDE, (Charlie..Alfa..November..Tango..Alfa..November..Hotel..Echo..Delta..Echo).

O ALFABÉTICO INTERNACIONAL FONÉTICO tem uma vasta aplicação no universo das radiocomunicações sendo tambem utilizado nas comunicações aeronauticas, maritimas e militares entre outras.

Agora que já sabem um pouco mais sobre o ALFABÉTICO INTERNACIONAL FONÉTICO, proponho-vos que tentem aprende-lo, vão ver que é facil.

LETRA A

PALAVRA DE

* PRONÚNCIA DA

LETRA A

PALAVRA DE

* PRONÚNCIA DA

TRANSMITIR

CÓDIGO

PALAVRA DE CÓDIGO

TRANSMITIR

CÓDIGO

PALAVRA DE CÓDIGO

A

ALFA

AL FAH

N

NOVEMBER

NO VEMM BER

B

BRAVO

BRA VO

O

OSCAR

OSS KAR

C

CHARLIE

CHAR LI

P

PAPA

PAH PAH

D

DELTA

DEL TAH

Q

QUEBEC

KE BEK

E

ECHO

EK O

R

ROMEO

RO MIO

F

FOXTROT

FOX TROTT

S

SIERRA

SI ER RAH

G

GOLF

GOLF

T

TANGO

TANG GO

H

HOTEL

HO TELL

U

UNIFORM

YOU NI FORM

I

INDIA

IN DI AH

V

VICTOR

VIK TOR

J

JULIETT

DJOU LI ETT

W

WHISKEY

OUISS KI

K

KILO

KI LO

X

X-RAY

EKSS REI

L

LIMA

LI MAH

Y

YANKEE

YANG KI

M

MIKE

MA IK

Z

ZOULOU

ZOU LOU

* - AS SÍLABAS ACENTUADAS ESTÃO SUBLINHADAS

Jaime Guilherme - CT1ECT

 

____________________________________________________________________________________________

JOTA versus JOTI

Quando Lord Baden Powell visitou pela primeira vez uma estação de rádio, tendo ficado entusiasmado com a ideia para os seus "rapazes", estava longe de imaginar a evolução técnica e tecnológica das comunicações.

Comecemos a falar do JOTA (abreviatura de Jamboree On The Air) o qual nasceu em 1957, quando do Jamboree do Jubileu, em Londres, onde pela primeira vez foi utilizada uma estação de radioamador para dar a conhecer, diáriamente, àqueles que não tiveram oportunidade de estar presentes, saber do que se passava no "campo". Foi assim que no ano de 1958 começou regularmente o JOTA, com a finalidade de dar oportunidade a todos de participar numa actividade "mundial". Nessa época as telecomunicações em geral não estavam muito desenvolvidas, davam-se os primeiros passos na televisão e nas comunicações por satélite, e o poder-se comunicar com escuteiros doutras latitudes era um verdadeiro "sonho".

Houve entretanto uma grande revolução na electrónica, com o aparecimento dos transistores e dos circuitos integrados, o que faz com que os equipamentos, em geral, diminuam de tamanho e de preço, o que os torna mais acessiveis à maioria das bolsas. Falamos aqui quer na rádio, quer na televisão, quer ainda nos computadores e telemóveis. É este avanço da técnica que leva as operadoras de telecomunicações a reduzir os preços no acesso ás comunicações digitais, o que provoca por sua vez a procura duma velha senhora que se encontrava escondida há já 30 anos – a INTERNET.

É essa "revolução" que entra em nossas casas, nas nossas escolas e até na nossa sede de escuteiros, e se torna tão popular, que leva o Organizador Mundial do JOTA , em 1998, a convidar os escuteiros a comunicar entre si, via Internet, dando-lhe o nome de JOTI (Jamboree On The Internet).

Se vão rivalizar entre si, é o que a experiência nos vai ditar, no entanto, é já bem visivel a grande popularidade do JOTI, dadas as possibilidades, de como utilizadores, os escuteiros comunicarem entre si. Não creio que o JOTA e o JOTI vão colidir um com o outro, apesar de se realizarem em simultâneo, visto que quer no JOTA ou no JOTI ainda existe muito a explorar.

António Ribeiro - CT1DJE

 

_________________________________________________________________________________________

LOGOTIPO JOTA '2000

Certamente já terás reparado que todos os anos o cartão de participação no Jamboree no Ar a nivél Mundial é diferente.

Esse cartão é escolhido através de um concurso Mundial, e tem por finalidade confirmar que o seu portador participou no Jota, sendo enviado pelo Bureau Mundial a todas as Associações Escutistas que participam no Jamboree no Ar.

Segundo sabemos até hoje só um Escuteiro Português teve a honra de ver o seu trabalho escolhido, mais precisamente no 15º Jamboree no Ar, no distante ano de 1972.

Por isso o Departamento de Rádio Escutismo do Núcleo Moinhos de Vento vai lançar um concurso de desenho para o cartão de participação no Jota '2000.

Para participares só tens de fazer um desenho relacionado com o JOTA.

Deve ser um desenho simples, sem muitos contornos, a preto e branco e no formato A5.

Para teres uma pequena ideia do que te propomos, no topo desta página está uma redução do cartão escolhido para o JOTA '99.

Podem participar todos os elementos do Núcleo, quer individualmente quer por Bando, Patrulha ou Equipa.

Os trabalhos devem vir acompanhados de identificação onde conste o Nome, Bando, Patrulha ou Equipa e Agrupamento.

Enviem os vossos trabalhos até 04 de Março de 2000 para:

Corpo Nacional de Escutas

Departamento de Rádio Escutismo

Junta de Núcleo Moinhos de Vento

Av. de Moscavide, 76

1885-063 Moscavide

Durante o mês de Março enviaremos os trabalhos apresentados para o Bureau Mundial.

Quem não gostaria de ver o seu desenho divulgado por todo o Mundo?

Não percam esta oportunidade de mostrar os vossos dotes artisticos…

 

Joaquim Pedro - CT2FQV

INICIO