page 5

Afinal quem são os Radioamadores?  

O uso por qualquer pessoa de uma estação emissora/receptora de rádio para comunicar com os outros, sem fins lucrativos é denominada por Rádio amadorismo.      

O radiomador utilizando o seu posto emissor, tanto comunica com  outro colega radioamador que vive na sua localidade como com outro radiomador que viva nos lugares mais longinquos do planeta, muitas vezes até a estações aeroespaciais e mesmo através de satélites orbitando no espaço.  

Os radioamadores utilizam diversos tipos de comunicações, desde a tecnologia digital até ao primórdios da comunicação TSF (Telegrafia sem fios) o Morse , mas habitualmente preferem o uso da voz. 

 Uma vez que possuem excelentes meios de comunicação são os radioamadores peças importantes nos sistemas de emergência pois nas suas estações além dos rádios e antenas, possuem geradores e baterias e por vezes em momentos difícieis do seu País ou a nível internacional são solicitados na situação de cataclismos naturais , (sismos,furacões, ciclones, cheias )e outras emergências , ajudando a salvar muitas vidas sempre com total espírito de entrega, sem esperar nada em troca que não seja um bem hajam! 

Como a rádio não tem nem barreiras nem fronteiras, alguns estabelecem verdadeirois laços de amizade com quem falam do outro lado do Mundo, fazendo mesmo questão de se encontrarem  frente a frente, o que por vezes chega mesmo a acontecer.

Todo o radioamador segue um código rigoroso de ética e conduta , no qual para além de outras obrigações  a que ele próprio se impões, se salientam a consideração pelos outros, a lealdade, a amaizade e entrega, bem como o real equilíbrio entre uma coisa que é uma distração, a família, o trabalho e a sua vida social.  Temas como Electrónica, Geografia, conhecimento de línguas são sem dúvida alguns atractivos para este escelente "Hobby". Os radioamadores possuem diversas actividades de interesse , Concursos, Diplomas .

Desde a montagem de um emissor pelo próprio rádioamador até a colecção de cartões de QSL (cartões tipo postal que servem para a confirmação dos comunicados rádio) construção de antenas, enfim um imenso "mundo" de actividades.

 

DX Uma Viagem pelo Mundo! 

T

odo aquele que se interessa pelo rádio amadorismo e entra no campo do  DX (DX definição de contactos rádio a longa distância), jamais poderá sair.  Sim é verdade, o desafio do DX perante o operador leva-o a viajar pelo mundo e por issõ todo aquele que "agarra" o entusiasmo de falar para o estrangeiro , trabalhar este ou aquele País, aquele prefixo ou aquelq ilha, começa por desafiar-se a si próprio e como tal sem se aperceber acaba por cair nas malhas do DX ( contactos a longa distância).

Enfim que trabalha no campo do DX pode dizer que tem o Mundo ao seu alcance, utilizando o Microfone ou a sua chave de Morse. Eis então no limiar de uma excitante aventura - um passatempo científico que mantém interessado o operador durante muitos anos - um passatempo que já é velho de décadas, mas que está sempre a oferecer perspectivas para o desenvolvimento de novas ideias e de novas experiências.

Pessoalmente acho muito bem, porque infelizmente exiustem muito pouco DX'ers (operadores de DX) em Portugal. 

Quando começamos a estabelecer um QSO para França, Canadá, Austrália, Brasil, Japão, etc, para este ou aquele país, este ou aquele continente, estamos a contribuir para o engrandecimento do radio amadorismo português, mas sobretudo se o comunicado de rádio for com outro radioamador de lingua portuguesa então estamos também a contribuir para a VOZ de PORTUGAL no Mundo.

Quando se ouve um "Charlie Tango", todos sabem ali está uma estação Portuguesa. Cabe a nós titulares de postos de amador a responsabilidade de promover o nosso País e sobretudo divulgar e preservar o Rádio amadorismo. Somos nós radio amadores que através das nossas emissões de rádio, sobretudo em HF (onda Curta) que acabamos por divulgar o nosso país seja em actividades em Ilhas, castelos ou Faróis ; seja em acamapamento de Escuteiros, Seja mesmo em Field-Day (simulacros) ou mesmo em Concursos . 

O DXCC "DX Century Club" é o Diploma mais importante de todo o radio amador, porque para adquiri-lo é necessário prestar provas de haver contactado no mínimo de 100 países (Diploma Básico).

Felizmente, existem já muitas estações Portuguesas possuidoras deste invejável troféu, mas é necxessário promover o DX afim de muitas mais poderem auferi-lo. 

Antes de continuar, gostava de lhes dar o seguinte conselho, como experiência pessoal, muitos países longínquos que consegui fazer foi á custa de muita escuta e sobretudo paciência.   

Faça do seu indicativo a sua própria imagem

D

eterminada frequência é por vezes afaectada por alguns perturbadores, que, protegidos pelo anonimato, debitam palavras injuriosas e provocam QRM e têem prazer de impedir as comunicações das maior parte dos utilizadores, particularmente quando em expedições a determinada ilha ou País. Impôe-se portanto tratar estas pessoas com o maior desprezo, tendo o cuidado de nunca lhes responder pois o seu fim é de facto sabotar as comunicações. Se estes perturbadores, a maior parte dos quais teria necessidade urgente de uma consulta ao psicanalista, não conseguirem qualquer resposta, cansar-se-ão rápidamente. 

Notemos que a multiplicação das estações é tal que as observações destes maníacos são cada vez mais cobertas por outras emissões . Independentemente destes exemplos, é desejável que os utilizadores não dêem nunca provasde agressividade na frequência. Paciência e correcção, mesmo que a atitude de alguns seja intolerável, e são as qualidades que devem caracterizar o operador em todas as circunstâncias:

-Antes de iniciar as sua emissões, pergunte sempre se a frequência que quer utilizar esteja desempedida, livre, mesmo que não escute ninguém.

-Nunca "carregue" (sintonize) o emissor numa frequência ocupadas, procure uma frequência limpa, ou utilize a sua "Dummy Load" (Resistência fictícia). Não gostaria de estar a emitir e ao mesmo tempo lhe fizessem o mesmo.

- Se quizer "trabalhar" uma estação de DX num "PILE-UP" (Muitas estações de DX a responder ao mesmo tempo) procure escutar  durante umns momentos para se inteirar se a estação de DX está a trabalhar em SPLIT (emitir numa frequeência e escutar noutra frequência) se se assim for procure saber qual a diferença em KHZ . 

- Nunca responda a uma chamada   sem saber o indicativo da estação que quer contactar para não ser alvo de "gozo" e risota!", pois revela falta de prática.

Quando a sua personalidade está no "Ar"

S

opunhamos que acaba de fazer uma chamada geral, e passa a escuta. Ah! está com sorte. Há uma estação chamando por si! Ela chega forte e clara. O que é que se ouve? Sim! o Som é resultado de determinados factores técnicos  e electrónicos . Conforme se escuta, o QSO vai-se progredindo, está-se consciente que recebemos impressões e formulamos opiniões a respeito do colega com quem estamos em comunicação. Na realidadeo ele está a fazer o memso a nosso respeito, a sua mente recebe impressões e analiza-as , formado opiniões. Formará uma opinião da sua educação, cultura, habilidade, técnica e carácter. Evidentemente, nós teremos feito o mesmo a respeito dele.

Se dispendemos muito tempo procurando a aperfeiçoar o equipamento , a qualidade da nossa transmissão ( modulação e sinal) , as nossas antenas, enfim a nossa estação, porque não dispender um pouco tempo e esforço para melhorar a nossa personalidade no "AR" quando transmitimos.

1º. Fala lenta e distinta, melhora a dicção.

2º. Melhorar a expressão da voz. Deixemos a voz subir e baixar de acordo com as palavras e frases.

3º. Aumentar o vocabulário de palavras comuns para evitar a monotonia.

Procure sempre que os seus comunicados de rádio deixem uma satisfação , de modo a que o colega com quem esteve a comunicar fique com a lembrança. Envie um cartão de QSL a confirmar o seu comunicado de rádio e não se esqueça de enviá-lo se alguém o pedir. Muitos operadores pedem o cartão de QSL para efeitos de Diplomas.

Responda sempre a um pedido de QSL de um Rádio Escuta.

Antes de fechar a sua estação procure deixar uma saudação especial aos rádio escutas. 

         QSL Bureau ; Managers e DX Info

          Como sabem o QSL é um documento extremamente necessário para um operador poder justificar, provar um determinado QSO, uma determinada reportagem, por isso todo aquele que estabelece um QSO, por cortesia deverá enviar o seu QSL.

          É claro que não devem menosprezar os rádio escutas, tal como mencionei antes, muitos rádio amadores estão nos ecutando, quem sabe com aquela vontade de nos falar,  mas sem ter essa possibilidade, mas enfim, eles escutaram o nosso QSO, enviaram o seu cartão de QSL e por isso nunca nos devemos esqueçer de responder, um rádsio escuta também é um rádio amador.

        O que é o QSL Bureau?

        Ora bem, o QSL Bureau é nem do que a estação de correios dos rádio amadores, recebem e enviam para o estrangeiro toda a correspondência dos rádio amadores. Cada país possui o seu Bureau (infelizmente ainda existem alguns países sem QSL Bureau).  Em Portugal o QSL Bureau funciona por direito próprio na REP Rede dos Emissores Portugueses por ser o membro representativo da IARU (International Amateur Radio Union) União de Rádio Amadores Mundial.

       O que é um QSL Manager?

       Um QSL Manager é um rádio amador que por ser aposentado ou pela sua via profissional poderá perder algumas horas do seu tempo a tratar de toda a correspondência  (receber e enviar) de outro rádio amador que préviamente lhe envia todos os diáriuos da estação afim de poderem ser conferidos. Normalmente os QSL Managers trabalham para rádio amadores em Países onde não exista QSL Bureau. Por exemplo a estação francesa F6FNU  (Antoine Baldeck) é o QSL Manager de muitas estações Africanas como TZ6NU do Mali ou 3X0HNU estação da Guiné Conakry Países onde não existe QSL Bureau ou a estação   America KU9C é o QSL Manager de expedições TX0DX e de PW0T .

       Como já alguém disse e muito bem, operar "DX" é preciso saber, para tal eis alguns procedimentos  a tomar quanto ao mnosso cartão de QSL para confirmar um País novo, ma nova ilha , um farol ou mesmo um novo Prefixo.

1º. Selecção das circunstâncias em que, na generalidade dos casos, se deve recorrer ao envio directo do nosso cartão de QSL.

a) Necessidade permente de obtenção do QSL do nosso  correspondente para efeito de Diploma,Troféu, etc.

b) No País da estação contactada não exista o serviço de QSL Bureau.

c) Quando a estação contactada é uma Expedição de DX (DX'pedition)

d) Quando o correspondentenos informa que não recebe, nem envia cartões de QSL através do Bureau local, mas só apenas "via directa".

e) Quando no País da estação contactada o serviçlo de QSL Bureau só existe nos Callbooks ou no papel, porque na realidade é  apenas um Apartado (P.o.Box) como por exempolo alguns países de África e da América do Sul, on de só tempos a tempos alguém (?) vai levantar a correspondência.

f)Quando queremos tornar o nosso QSO diferente e para tal, utilizamos a correspondência directa para trocarmos ( selos, esquemas de antenas, esquemas técnicos, etc)enfim, casos há em que o envio do QSL directo é o reflexo de um QSO diferente, não só pelo tipo de informações trocadas, entre duas estações , mas a necessidade de complementar uma relação de amizade.  Nestas circunstâncias, sem a permência da resposta inerente ao QSO de DX.

 

 

REGRAS AOS EXPEDICIONÁRIOS: Apesar de todas as iniciativas que temos levado a efeito no sentido de promover esta actividade enviando a todos os Rádios Clubes e Associações de Radioamadores o Regulamento, a maior parte dos operadores que activam Faróis desconheçem o Regulamento. Nos últimos anos muitas actividades
 

Voltar á página inicial


 
Copyright information goes here.
©Clube Rádios do Atlântico NIF 501386076  [email protected]
Last revised: Março 22, 2004.Web-Master Marq,CT1BWW