O RADIOAMADORISMO EM PORTUGAL, E A RADIODIFUSÃO, POR 1920

Sem menosprezar a fundamental importância dos múltiplos progressos da T.S.F. dos princípios deste século, cumpre acentuar neste momento duas invenções vieram tornar mais populares e acessíveis os receptores da Telegrafia e de Telefonia Sem Fios.

Em seu importantíssimo Manual, intitulado "Radio", e publicado em Milão em 1932, o Eng. Ernesto Montu começa a sua exposição sobre Radiotelegrafia e Radiotelefonia dando-nos principalmente um panorama cronológico e exactíssimo de todas as invenções relativas à T.S.F.

Ora, duas delas vieram popularizar a construção dos receptores, e permitir a escuta da telegrafia e da telefonia pela grande maioria dos Amadores: - Trata-se da invenção dos detectores de cristais, que tão utilizada foi nos campos de batalha durante a primeira Grande Guerra de l914 a 19l8.

Inventando em 1900 o detector electrolítico, o Comandante Ferrié - Francês - abrira caminho para o estudo da detecção baseada no contacto de substâncias condutoras de natureza diferente.

Porém, foram as invenções dos detectores de cristais as que mais fizeram expandir, pela sua simplicidade robustez e ausência de necessidade de alimentação eléctrica por pilhas, baterias ou sector, - os aparelhos receptores de T.S.F., e os Radioescutas de todo o mundo.

Em 1906, o Norte-Americano Pichard inventava o detector de silício, patentiava a sua invenção sob o Registo U. S. Patente n.º 836.53l - e, no mesmo ano, um outro cientista Norte-Americano Dunwoody, inventava, por sua vez, o detector de carborundo, e registava sua sob a descrição U.S. Patente n.º 837.616.

As invenções de Pichard e de Dunwoody revolucionaram, de facto, - naquele tempo - as escutas da T.S.F., e em breve o mesmo Eng. Pichard vinha a descobrir, em 1907, o detector de cristal de galena - que foi, como veremos um dos primeiramente utilizados pelos mais antigos Radioamadores Portugueses.

Permitindo a escuta, em auscultadores, quer da Radiotelegrafia, quer da Radiotelefonia, e da Radiodifusão de 1920 -"as galenas" caracterizaram a época de 1907 a 1920, e mantiveram-se, mesmo, perante os progressos das "lâmpadas" de Rádio, até ao aparecimento dos ''transistores'', bastante tempo depois do termo da Segunda Grande Guerra Mundial.

Voltemos, porém, aos anos de 1916, e ao primeiro Radioamador de que tenho notícia do Continente Português

(c) A.R.A.S.