ALBERTO CARLOS DE OLIVEIRA, O 1.º RADIOAMADOR NACIONAL

Apesar de haver começado sua actividades de Radioamador algum tempo antes da deflagração da 1.ª Grande Guerra, de 19l4, em data que não ficou infelizmente assinalada com precisão, - a primeira acção de Alberto Carlos de Oliveira de que encontro documentação histórica foi o estabelecimento das comunicações entre a Esquadra Britânica do Atlântico Sul, e o Almirantado de Londres, em 1916, durante a Grande Guerra, e, por conseguinte, há precisamente meio século...

Este honroso acontecimento inicial do Radioamadorismo Português tem sido devidamente enaltecido, e encontra-se publicado, designadamente, no "Anuário Radiofónico Português', editado em 1937.

Nesse trabalho, os seus autores, Sr. João de Morais Palmeiro e Manuel Antunes, esboçaram um breve ensaio sobre a Historia do Radioamadorismo Português, em que textualmente explicam:

«...é justo acentuar CT1DX, decano dos Emissores Portugueses, Amador distintíssimo, cujos valiosos serviços foram aproveitados pela Esquadra Britânica, que, em 1916, durante a Grande Guerra, patrulhava o Atlântico Sul. CTlDX, ao tempo em Cabo Verde" - diz ainda o mesmo "Anuário" - "efectuou durante muitos meses a ligação entre aquela Esquadra, cujas estações radiotelegráficas tinham um alcance diminuto, e o Almirantado Inglês, em Londres."

"Por esse motivo foi CT1DX alvo de honrosos louvores do 'Foreiqn Offíce."

"Citando este exemplo" - concluiu o ''Anuário Radiofónico" de 1937 - ''mais não pretendemos que mostrar quanto pode ser útil ao País a actividade dos Amadores de Rádio-Emissão, quando devidamente aproveitada e orientada .

Vejamos, porém um pouco mais sobre a história de CT1DX, na medida em que Alberto Carlos de Oliveira constitui, a bem dizer, o começo do Radioamadorismo Nacional.

 

(c) A.R.A.S.