Aldeia da Luz:


vilaA Aldeia da Luz pertence à freguesia da Nossa Senhora da Luz, termo da vila de Mourão. Está situada na província do Alentejo, arcebispado de Évora, comarca de Elvas, no termo da vila de Mourão.

Situada num vale, lugar solitário, distante uma légua da vila de Mourão. Tem em seus limites uma arruinada e pequena povoação com o nome de Aldeia da Charneca que pelas ruínas, mostra ter sido em outro tempo mais habitada.

Esta freguesia tem como crença de que a Senhora da Luz aparecera em cima do tronco de uma azinheira, no mesmo lugar em que se vê o altar môr da igreja.

Apareceu a um velho chamado André- Anes dizendo que divulgasse o seu aparecimento e o desejo de ser venerada naquele mesmo local.

Próximo deste local situa-se a fonte dos Milagres, em cujas águas, imensas pessoas têm achado remédio para diversas enfermidades.

Esta freguesia tem 2 rios: o Guadiana e o Alcarrache: o primeiro nasce em Aragão, pouco caudaloso na nascente, vai amentando pela função com os outros canais, como é o caso da ribeira de Alcarrache.

Em todo o ano, há nele pescarias sendo mais nos meses de Fevereiro e de Março. As margens do rio são cultivadas desde a sua nascente até à ponte de Badajoz e ao longo do seu curso encontram-se muitos moinhos. Em termos agrícolas colhem trigo, cevada e centeio.

Aldeia do concelho de Mourão que vai ficar submersa. Tem os seguintes locais de interesse: Castelo da Lousa (séc. I AC), Igreja de Nossa Senhora da Luz (séc. XV), Fonte Santa (a 700 m), Tanque (1943), Moinhos de água do Guadiana (a 1500 m). Vai ser aqui o ponto de partida para a construção da Barragem do Alqueva, que vem contribuir de certa forma para o desenvolvimento no Alentejo, mas, por outro lado vai destruir todas as crenças e todos os sonhos da população da Aldeia da Luz, pois esta vai ser evacuada para ficar submersa.

A população discordava com este projecto, mas de qualquer forma ele vai avante. Inicialmente ainda se pensou fazer uma réplica da Aldeia da Luz, projecto que se vai concretizar.

Esta população vai partir e para trás perdido no seu tempo vão ficar as lembranças e tudo aquilo que elas acreditavam, tudo o que as fazia viver, foi um sonho que chegou ao fim...




A nova aldeia da Luz estará pronta a habitar no ano 2000.


BARRAGEM DE ALQUEVA:

Com altura máxima de 96 metros, o nível de pleno armazenamento (NPA)à cota 152, originando uma albufeira com uma área de 250 km2, dos quais 35 km2 em Espanha e um volume total de armazenamento de 4150 hm3, 3150 hm3 dos quais são capacidade útil.

CENTRAL HIDROELÉCTRICA EM ALQUEVA:

Dotada de 2 turbinas/bomba com potência de 120 MVA cada, capazes de produzir cerca de 350 giga watts/ano, o dobro do necessário para abastecer os concelhos de Beja e Évora.

As outras infra-estruturas são: Barragem de Pedrógão, Sistema adutor, Rede primária de rega e Rede secundária e terciária.

mapa