Preparativos para o exercício SIGEX2003

Fotografias de Nelson (CT2GWZ)

NOTA: Clicar nas imagens para as visualizar em tamanho grande

Decorreu a 13 de Dezembro de 2003 o exercício SIGEX2003 reunindo os radioamadores portugueses e o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Cívil.

Pretendeu-se simular uma situação de catástrofe nacional onde seria necessário recorrer aos radioamadores para garantir as comunicações.

Aqui fica um pequeno resumo do conceito do exercício:

Instalar uma rede rádio de comunicações de emergência a nível nacional, para interligar a sede do SNBPC aos Centros Distritais de Operações de Socorro, com o apoio dos meios humanos e materiais das diferentes Associações de Radioamadores nacionais, garantindo o fluxo de comunicações de alternativa em HF, VHF e UHF, utilizando frequências e indicativos de Radioamador, reservados para Protecção Civil.

Proporcionar a todos os intervenientes o contacto com as diferentes Associações de Radioamadores e a estrutura do SNBPC em ambiente de exercício com a designação SNBPC/SIGEX2003, com vista a:

1.      Instalar três sistemas de comunicações de emergência de nível nacional em HF, VHF e UHF na sede do SNBPC e nos CDOS.

2.      Explorar os sistemas referidos no ponto anterior à custa da constituição de uma rede dirigida com base numa EDR (estação Directora de Rede) localizada na sede do SNBPC.

3.      Estabelecer a nível Distrital, dentro do período do Exercício, um número máximo de contactos rádio, através dos meios disponíveis, com outros Radioamadores dispersos pelo Distrito, constituindo-se o CDOS como EDR de nível Distrital.

4.      Registar e actualizar uma base de dados de contactos a estabelecer em caso de emergência (Associações e Radioamadores isolados dentro do Distrito).

O CDOS de Beja funcionou nas instalações da ARPA na Serra do Mendro e por isso foi necessário preparar rádios, antenas e salas.

Fiquem com algumas fotos.


A torre com o dipolo para 40/80m e outras antenas.


José Eduardo (CT2GQN) e Alexandre (CT1GVN) estudam o local para a instalação provisória de uma antena vertical para VHF

 


A montagem em local provisório de um suporte para a antena vertical de VHF


A sempre necessária montagem de uma ficha na extremidade do cabo coaxial.

Regressar

© Copyright  A.R.P.A. 2004